O xarope expectorante é indicado para aliviar a tosse produtiva, ajudando a eliminar o muco acumulado nas vias respiratórias.
Além de promover conforto respiratório, o expectorante contribui para reduzir a frequência da tosse e auxiliar na recuperação mais rápida do trato respiratório.
O xarope expectorante serve para fluidificar o catarro presente na tosse, facilitando sua eliminação e proporcionando alívio da congestão e da respiração difícil causada por gripes e resfriados.
A ação expectorante melhora a ventilação pulmonar e reduz a irritação nas vias aéreas, permitindo uma respiração mais livre.
Cada tipo de xarope expectorante pode atuar de forma diferente, dependendo da intensidade da tosse e da presença de outros sintomas como dor de garganta, alergia ou inflamação.
Recomendado para tosse produtiva em adultos e crianças acima de 2 anos, esse xarope contém extratos naturais que ajudam a eliminar o catarro e acalmar a garganta.
Ideal para tosse com secreção leve a moderada, o guaco tem ação broncodilatadora e expectorante natural. Ele pode ser usado por adultos e crianças conforme orientação médica.
Indicado para casos com muco mais espesso, atua reduzindo a viscosidade das secreções. Ele pode ser administrado a adultos e crianças, conforme prescrição médica.
Formulado com mel e ativos naturais, esse xarope ajuda a aliviar a irritação da garganta e é indicado para tosse leve. Ele pode ser usado por adultos e crianças acima de 6 anos.
Recomendado para tosse produtiva com catarro persistente, ele auxilia na fluidificação do muco e melhora o conforto respiratório.
Nem todo xarope expectorante é antialérgico. Alguns medicamentos combinam ação expectorante e antialérgica, sendo indicados para tosse associada à rinite ou alergias respiratórias.
Já os expectorantes puros são voltados apenas para eliminar o muco e aliviar o desconforto das vias respiratórias.
O xarope deve ser tomado por via oral, conforme a dose recomendada pelo médico ou descrita na bula.
A dosagem pode variar conforme idade, peso e gravidade dos sintomas, podendo ser administrada de 3 a 6 vezes ao dia. É essencial não ultrapassar a quantidade prescrita e manter o intervalo correto entre as doses.
Conte com a Drogaria Catarinense para receber orientação profissional e apoio no uso seguro dos xaropes expectorantes indicados pelo seu médico.
O antitussígeno trata a tosse, enquanto o expectorante ajuda a eliminar o catarro em casos de tosse produtiva.
Os xaropes expectorantes fluidificam o muco presente nas vias aéreas, facilitando expelir o catarro e eliminando a congestão. Dessa forma, a tosse produtiva diminui.
Diferentes medicamentos podem ter interações entre si. No entanto, recomendamos que procure um médico ou um farmacêutico para descobrir o melhor combo para seu caso.
Crianças de até dois anos têm mais restrições, mas expectorantes pediátricos podem ser utilizados por crianças maiores, desde que prescrito por um médico, o qual poderá adequar a dosagem conforme a necessidade.
A maioria dos xaropes expectorantes são isentos de prescrição médica, mas é recomendado consultar um médico ou um farmacêutico antes de tomar quaisquer medicamentos.
Depende de qual expectorante será utilizado. Alguns, como os xaropes à base de guaifenesina, têm efeitos sentidos a partir de uma hora; outros, podem ser sentidos a partir de 2, 3 ou mais horas.
Sim. Crianças pequenas, pessoas com alergia aos componentes da fórmula ou doenças pulmonares graves e insuficientes renais ou hepáticos, além de gestantes e lactantes, devem utilizar qualquer medicamento sempre sob recomendação médica.
Os xaropes expectorantes servem para tornar mais líquido o muco acumulado nas vias aéreas, tornando mais fácil a tosse produtiva e a eliminação do catarro.
O antitussígeno trata a tosse, enquanto o expectorante ajuda a eliminar o catarro em casos de tosse produtiva.
Os xaropes expectorantes fluidificam o muco presente nas vias aéreas, facilitando expelir o catarro e eliminando a congestão. Dessa forma, a tosse produtiva diminui.
Diferentes medicamentos podem ter interações entre si. Por isso, recomendamos que procure um médico ou um farmacêutico para descobrir o melhor combo para seu caso.
Normalmente, os expectorantes são bem aceitos, porém podem acontecer efeitos colaterais como dor de cabeça, vômito, tontura, sonolência e, mais raramente, reações alérgicas.
Crianças de até dois anos tem mais restrições, mas expectorantes pediátricos podem ser utilizados por crianças maiores, desde que prescrito por um médico, o qual poderá adequar a dosagem conforme a necessidade.
A maior parte dos xaropes expectorantes são isentos de prescrição médica, mas é recomendado consultar um médico ou um farmacêutico antes de tomar quaisquer medicamentos.
Depende de qual expectorante será utilizado. Alguns, como os xaropes à base de guaifenesina, têm efeitos sentidos a partir de uma hora; outros, podem ser sentidos a partir de 2, 3 ou mais horas.
Sim. Crianças pequenas, pessoas com alergia aos componentes da fórmula ou doenças pulmonares graves e insuficientes renais ou hepáticos, além de gestantes e lactantes, que devem utilizar qualquer medicamento sempre sob recomendação médica.