Os xaropes expectorantes são medicamentos desenvolvidos para ajudar no tratamento da tosse produtiva, aquela que vem acompanhada de secreções nas vias respiratórias.
O expectorante atua de forma rápida e eficiente, estimulando a tosse para eliminar as secreções acumuladas nos pulmões. Essa ação auxilia o corpo a se livrar das impurezas e partículas indesejadas que podem estar causando irritação e dificuldade respiratória.
Na Drogaria Catarinense, você encontra uma seleção cuidadosa de xaropes expectorantes de laboratórios confiáveis, que podem ser a resposta para o seu alívio respiratório. Confira algumas das opções disponíveis!
Composto por mel e guaco, esse xarope fitoterápico alivia a tosse e auxilia na eliminação das secreções das vias respiratórias.
Contendo guaco, esse xarope é broncodilatador e expectorante, eficaz para tratar todo o trato respiratório e tosses persistentes com expectoração.
Esse medicamento fluidifica o catarro e melhora a respiração.
Com guaifenesina, esse xarope ajuda a fluidificar o catarro, tornando sua expulsão mais fácil. É recomendado para adultos e crianças acima de 2 anos, porém, diabéticos devem ter cuidado devido à presença de sacarose.
Com cloridrato de ambroxol, esse xarope favorece a expectoração. É importante evitar o uso em casos de alergia aos componentes.
Os xaropes expectorantes servem para tornar mais líquido o muco acumulado nas vias aéreas, tornando mais fácil a tosse produtiva e a eliminação do catarro.
O antitussígeno trata a tosse, enquanto o expectorante ajuda a eliminar o catarro em casos de tosse produtiva.
Os xaropes expectorantes fluidificam o muco presente nas vias aéreas, facilitando expelir o catarro e eliminando a congestão. Dessa forma, a tosse produtiva diminui.
Diferentes medicamentos podem ter interações entre si. Por isso, recomendamos que procure um médico ou um farmacêutico para descobrir o melhor combo para seu caso.
Normalmente, os expectorantes são bem aceitos, porém podem acontecer efeitos colaterais como dor de cabeça, vômito, tontura, sonolência e, mais raramente, reações alérgicas.
Crianças de até dois anos tem mais restrições, mas expectorantes pediátricos podem ser utilizados por crianças maiores, desde que prescrito por um médico, o qual poderá adequar a dosagem conforme a necessidade.
A maior parte dos xaropes expectorantes são isentos de prescrição médica, mas é recomendado consultar um médico ou um farmacêutico antes de tomar quaisquer medicamentos.
Depende de qual expectorante será utilizado. Alguns, como os xaropes à base de guaifenesina, têm efeitos sentidos a partir de uma hora; outros, podem ser sentidos a partir de 2, 3 ou mais horas.
Sim. Crianças pequenas, pessoas com alergia aos componentes da fórmula ou doenças pulmonares graves e insuficientes renais ou hepáticos, além de gestantes e lactantes, que devem utilizar qualquer medicamento sempre sob recomendação médica.