A gastrite é a inflamação da mucosa do estômago, causando sintomas como queimação, azia, dor abdominal e sensação de estômago cheio.
O uso de remédio para gastrite deve seguir orientação médica, já que o tratamento depende da causa, gravidade e presença de infecção por H. pylori.
Existem quatro categorias de medicamentos para tratar a gastrite. A escolha depende da causa (ácido, inflamação, bactéria) e da intensidade dos sintomas.
Reduzem de forma intensa e prolongada a produção de ácido gástrico ao bloquear a “bomba de prótons”. Eles são os mais eficazes para gastrite moderada a grave, úlceras e DRGE.
Alguns exemplos são omeprazol, pantoprazol, esomeprazol, lansoprazol. Em uso prolongado, eles podem reduzir a absorção de vitamina B12, ferro, cálcio e magnésio, e causar efeitos como diarreia, constipação ou dor de cabeça.
Esses medicamentos diminuem a produção de ácido ao bloquear a ação da histamina no estômago. São indicados para aliviar sintomas leves a moderados ou como alternativa aos IBPs.
Entre os principais exemplos estão cimetidina e famotidina. Quando usados em excesso, podem causar efeitos como diarreia, dores musculares e confusão, especialmente em idosos. Além disso, a cimetidina pode interferir na metabolização de outros medicamentos.
Os antiácidos neutralizam, de forma rápida, o ácido já presente no estômago, proporcionando alívio imediato.
Alguns exemplos são o hidróxido de alumínio, hidróxido de magnésio, carbonato de cálcio e bicarbonato de sódio.
Eles são úteis para crises pontuais, mas não tratam gastrites mais graves quando usados isoladamente.
São utilizados quando a gastrite é causada pela bactéria Helicobacter pylori. Esses medicamentos ajudam a reduzir a inflamação e previnem a evolução para úlceras.
Os esquemas mais comuns incluem combinações como claritromicina + amoxicilina ou metronidazol + amoxicilina. Geralmente, são associados aos IBPs para aumentar a eficácia do tratamento.
Para reduzir aliviar a crise de gastrite, você pode:
Essas medidas ajudam a aliviar o desconforto sem substituir o tratamento médico. Se a dor for intensa ou recorrente, procure avaliação médica.
Os efeitos variam conforme o medicamento, mas podem incluir:
Outras possíveis reações estão descritas nas bulas dos medicamentos — por isso, consulte sempre a bula antes do uso.
Sim. Pessoas com doenças renais, cardíacas, hipertensão ou alergia a algum componente devem evitar determinados medicamentos. Gestantes e crianças também precisam de avaliação médica.
O médico sempre deve avaliar o tipo de gastrite, medicamentos em uso e comorbidades antes de definir o tratamento.
Se você precisa de opções seguras e orientação adequada, a Drogaria Catarinense oferece variedade de medicamentos para gastrite conforme prescrição, com atendimento personalizado.