Wegovy é um medicamento à base de Semaglutida da classe dos agonistas do receptor de GLP-1.
É aprovado para controle crônico de peso em adultos e adolescentes com mais de 12 anos dentro de critérios definidos.
O uso deve ser feito somente com prescrição médica (venda sob retenção de receita).
O Wegovy é um medicamento indicado para auxiliar no emagrecimento e na manutenção do peso, sempre em conjunto com dieta equilibrada e prática regular de exercícios.
Ele pode ser recomendado para três públicos:
- Obesidade: quando o IMC é igual ou maior que 30;
- Sobrepeso com comorbidades: quando o IMC é a partir de 27 e existe alguma condição de saúde associada ao peso, como hipertensão, diabetes tipo 2, colesterol alto, apneia do sono ou doenças cardiovasculares;
- Adolescentes a partir dos 12 anos, com obesidade e pesando acima de 60kg.
Com a Semaglutida como princípio ativo, o Wegovy atua no sistema nervoso central, especificamente nos centros de controle do apetite no cérebro. Sua principal ação é reduzir a fome e aumentar a saciedade, fazendo com que a pessoa sinta menos necessidade de comer ao longo do dia.
Essa ação contribui para a diminuição da ingestão calórica e, consequentemente, para a perda de peso.
O Wegovy deve ser aplicado 1 vez por semana, por via subcutânea (logo abaixo da pele). Pode ser aplicado no abdômen, na coxa ou na parte superior do braço, sempre alternando os locais a cada aplicação. Para facilitar a rotina, escolha um dia fixo da semana.
A dosagem deve ser escalonada: 0,25 mg > 0,5 mg > 1 mg > 1,7 mg > 2,4 mg, com aumentos a cada 4 semanas. Se surgirem efeitos indesejados durante o ajuste da dose, converse com seu médico para avaliar a melhor forma de continuar o tratamento.
Antes do primeiro uso, o Wegovy deve ser guardado na geladeira (entre 2 °C e 8 °C). Nunca congele e mantenha sempre protegido da luz.
Após iniciado o uso, a caneta pode ser armazenada por até 6 semanas em temperatura ambiente (máx. 30 °C) ou ainda refrigerada (2 a 8 °C). Sempre mantenha a tampa bem fechada e não congele em nenhuma hipótese.
Assim como outros medicamentos, o Wegovy pode causar alguns efeitos colaterais adversos. A maioria tende a ser leve a moderada e costuma melhorar com o tempo, principalmente durante a fase de ajuste da dose.
- Muito comuns: náusea, vômito, diarreia, constipação, dor abdominal, dor de cabeça e cansaço;
- Comuns: tontura, indigestão, gases, refluxo, cálculos biliares, reações no local da aplicação e episódios de hipoglicemia quando usado junto a sulfonilureias ou insulina;
- Graves (exigem atendimento imediato): sinais de pancreatite aguda (dor abdominal intensa e persistente), reações alérgicas graves ou, raramente, alterações visuais súbitas relacionadas à noia não arterítica.
Esses são apenas alguns dos efeitos colaterais possíveis com o uso do Wegovy. Em caso de dúvida, consulte a bula. Se os sintomas persistirem, converse com seu médico.
Apesar de ambos conterem o mesmo princípio ativo (Semaglutida), eles têm indicações e doses diferentes.
- Wegovy: desenvolvido especialmente para o tratamento de obesidade e controle de peso. O esquema de titulação vai até 2,4 mg por semana;
- Ozempic: indicado para o tratamento de diabetes tipo 2, ajudando no controle da glicemia.
Mesmo sendo da mesma substância, um não substitui o outro. A escolha deve ser feita somente com orientação médica, de acordo com a condição de cada paciente.
A Drogaria Catarinense cuida da sua saúde com segurança, responsabilidade e orientação profissional. Aqui, você tem acesso a um atendimento de qualidade, personalizado e bem instruído para adquirir o Wegovy!