Esse medicamento exige receita
O Cloridrato de Venlafaxina 75 mg é um antidepressivo de tarja vermelha da classe dos inibidores de recaptação de serotonina e noradrenalina (ISRSN).
É indicado para tratar depressão, transtorno de ansiedade generalizada, fobia social e transtorno do pânico.
O uso é exclusivo para adultos e requer prescrição e acompanhamento médico durante todo o tratamento.
O medicamento trata episódios de depressão e pode prevenir recaídas e recorrências. Também é indicado no manejo de transtorno de ansiedade generalizada (TAG), fobia social e transtorno do pânico, incluindo tratamentos prolongados.
Atua inibindo a recaptação de serotonina, noradrenalina e dopamina, ajudando a restaurar o equilíbrio químico no sistema nervoso.
Faz parte da classe de medicamentos controlados que atuam em distúrbios emocionais e exigem acompanhamento constante, justamente por atuarem no equilíbrio de neurotransmissores.
A dose usual é de uma vez ao dia, junto a alimentos e no mesmo horário. A cápsula deve ser engolida inteira, com líquido, sem partir, mastigar, triturar ou dissolver.
Este medicamento também pode ser administrado cuidadosamente abrindo-se a cápsula e espalhando todo o conteúdo em uma colher de purê de maçã. Esta mistura de medicamento e alimento deve ser engolida imediatamente sem mastigar e deve ser seguida de um copo de água para assegurar que você engoliu todo o medicamento.
A posologia deverá ser indicada pelo seu médico, considerando suas características e condição de saúde.
A retirada do remédio deve ser gradual, com acompanhamento médico, para evitar sintomas de abstinência.
Assim como outros medicamentos, o uso seguro de Venlafaxina depende de seguir corretamente as instruções de prescrição.
Cada cápsula contém 84,8 mg de Cloridrato de Venlafaxina (equivalente a 75 mg de venlafaxina) e excipientes como sacarose, amido, hipromelose, etilcelulose e corantes.
O princípio ativo e seu metabólito atuam inibindo a recaptação de serotonina, norepinefrina e dopamina. O início da ação costuma ocorrer entre 3 e 4 dias após o início do uso.
Entre os mais comuns estão náusea, dor de cabeça, insônia, tontura, boca seca, constipação e sudorese.
Podem ocorrer também elevação da pressão arterial, palpitações, alterações visuais, diarreia, vômito, prurido ou erupções cutâneas. Reações graves cutâneas ou cardíacas são raras.
Esses são apenas alguns dos efeitos colaterais possíveis advindos do uso do Cloridrato de venlafaxina 75 mg. Para mais informações, consulte a bula.
O antidepressivo Venlafaxina não deve ser usado por pessoas com alergia aos componentes da fórmula, menores de 18 anos e pacientes em uso de inibidores da monoaminoxidase (IMAOs).
Deve ser utilizado com cautela em casos de hipertensão, risco de convulsões, insuficiência renal ou hepática e glaucoma ou pressão intraocular elevada.
Essas são apenas algumas das contraindicações da Venlafaxina. Consulte a bula para garantir conhecimento sobre quando não se deve utilizar este medicamento.
Na gravidez, a Venlafaxina só deve ser utilizada quando o benefício superar os riscos, pois pode aumentar a chance de pré-eclâmpsia e hemorragia pós-parto. Recém-nascidos expostos devem ser acompanhados por um médico.
O medicamento é contraindicado durante a amamentação, já que é excretado no leite materno e pode causar reações no bebê.
Venlafaxina genérico (como esta apresentação) possui o mesmo princípio ativo, dose e eficácia/segurança do medicamento de referência, aprovados pela Anvisa. As diferenças podem estar no nome comercial e nos excipientes.
Fale com seu médico sobre o tratamento mais adequado. Com a receita em mãos, é possível adquirir Venlafaxina Medley com orientação segura e atendimento de qualidade na Drogaria Catarinense!