Sibus é um medicamento à base de cloridrato de sibutramina monoidratado, de uso oral e adulto, indicado no manejo da obesidade como parte de um programa supervisionado.
É vendido sob prescrição médica e requer acompanhamento clínico.
O Sibus é indicado como terapia adjuvante em programas de gerenciamento de peso para pacientes com IMC maior ou igual a 30.
Atua por duplo mecanismo: aumenta a saciedade/reduz a fome e ajuda a evitar a queda do gasto energético que acompanha a perda de peso.
O tratamento deve integrar dieta com restrição calórica e atividade física.
A posologia é individual e definida pelo médico. Mas, conforme indicação geral, a posologia inicial é de 10 mg/dia, podendo ser ajustada para 15 mg/dia. Doses maiores que 15mg ao dia não são recomendadas.
Sobre o modo de uso, deve-se tomar 1 cápsula por dia, administrada por via oral, ingerida pela manhã, com um pouco de líquido, antes ou após a alimentação.
O período máximo de tratamento é de 2 anos.
Além disso, o tratamento deve ser suspenso em alguns casos:
- Pacientes que não apresentarem perda de pelo menos 2 kg após 4 semanas de tratamento com a dose de 15 mg/dia;
- O tratamento deve ser suspenso pelo médico em pacientes que não atingirem a perda de peso adequada, por exemplo, aqueles cuja perda de peso se estabiliza em menos que 5% do peso inicial ou cuja perda de peso após 3 meses do início da terapia for de menos que 5% do peso inicial;
- O tratamento deve ser suspenso em pacientes que readquirirem 3 kg ou mais após a perda de peso obtida anteriormente.
O uso de Sibus pode causar alguns efeitos colaterais:
- Muito comuns: boca seca, insônia e constipação;
- Comuns: taquicardia/palpitações, aumento da pressão arterial, ondas de calor, náuseas, tontura, dor de cabeça, ansiedade, sudorese e alterações do paladar.
Para saber mais informações sobre outras possíveis reações, consulte a bula. Além disso, procure um médico se surgirem sintomas como elevação persistente de Pressão Arterial ou da Frequência Cardíaca, reações alérgicas, alterações de humor graves (como ideias suicidas) ou convulsões.
O uso de Sibus não é indicado para todos os casos. Ele é contraindicado para pessoas com IMC abaixo de 30 ou que apresentem algumas condições de saúde específicas, como:
- Doenças cardíacas (coronariana, insuficiência cardíaca ou arritmias);
- Histórico de AVC ou pressão alta não controlada;
- Diabetes tipo 2 associada a outro fator de risco;
- Transtornos alimentares (como bulimia ou anorexia);
- Alergia à sibutramina.
Também não é recomendado em situações como:
- Uso simultâneo de IMAOs ou outros medicamentos para perda de peso de ação no sistema nervoso central;
- Idade inferior a 18 anos ou acima de 65;
- Gestação ou amamentação;
- Síndrome de má absorção de glicose-galactose.
Ainda, durante o tratamento o médico deve acompanhar de perto a pressão arterial e a frequência cardíaca, garantindo o uso seguro do medicamento.
Na Drogaria Catarinense, você encontra o Sibus e outros medicamentos com segurança e um atendimento personalizado, feito por uma equipe preparada para cuidar de você com atenção e responsabilidade.