Orlistate é um medicamento genérico (EMS) indicado para pacientes com sobrepeso ou obesidade que desejam emagrecer, incluindo pacientes com fatores de risco, como parte de um plano que inclui uma dieta de baixa caloria.
O Orlistate tem como finalidade:
Importante: para que os resultados sejam duradouros, é importante aliar a medicação com alimentação equilibrada e atividade física regular.
O Orlistate age diretamente no sistema digestivo, bloqueando parte das enzimas chamadas lipases, responsáveis por quebrar as gorduras dos alimentos.
Com isso, cerca de 30% da gordura ingerida deixa de ser absorvida pelo corpo e acaba sendo eliminada naturalmente pelas fezes.
O efeito começa a aparecer em 24 a 48 horas após o início do uso. Já os primeiros resultados na balança costumam ser percebidos dentro das duas primeiras semanas, desde que o medicamento seja associado a um plano alimentar adequado.
Tome 1 cápsula de 120 mg, 3 vezes ao dia, sempre durante as principais refeições ou até 1 hora depois. Basta engolir com um pouco de água.
Caso você pule alguma refeição ou se ela não tiver gordura, não é preciso tomar a cápsula. Também é importante não exagerar na dose. Tomar mais do que 3 cápsulas por dia não traz resultados melhores.
O tempo de uso deve ser definido pelo seu médico, já que o tratamento é pensado para o controle de peso a longo prazo.
O uso do Orlistate pode trazer alguns efeitos indesejados, principalmente relacionados ao funcionamento do intestino. Os mais comuns são:
Além disso, alguns usuários relatam sintomas como dor de cabeça, resfriado e, em pessoas com diabetes, episódios de hipoglicemia.
Esses são apenas alguns dos efeitos colaterais possíveis do uso de Orlistate. Para entender melhor sobre possíveis reações, consulte a bula.
Atenção! Procure ajuda médica imediatamente se notar sinais de alergia, olhos amarelados (icterícia), dor abdominal intensa ou episódios de hipoglicemia.
O uso do Orlistate EMS não é indicado em casos de síndrome de má absorção crônica, colestase (problemas na excreção da bile) ou alergia ao Orlistate ou a qualquer componente da fórmula.
Essas são apenas algumas das contraindicações possíveis do Orlistate. Para mais informações, consulte a bula do medicamento.
Gestantes e lactantes: o uso não é recomendado;
Crianças menores de 12 anos: não há estudos que comprovem segurança.
O Orlistate pode interferir na ação de alguns remédios. Por isso, é importante informar ao médico tudo o que você usa. Confira os principais pontos de atenção!
Além disso, devido à redução da absorção de gorduras, algumas vitaminas que são lipossolúveis (A, D, E e K) podem diminuir no organismo. Nesse caso, o médico poderá lhe passar suplementação.
A Drogaria Catarinense oferece um atendimento cuidadoso e bem orientado para quem faz uso de Orlistate EMS e outros medicamentos, com conferência de receita e acompanhamento farmacêutico personalizado para garantir um uso seguro e informado!