O Mounjaro é um medicamento injetável cujo princípio ativo é a tirzepatida, um agonista duplo dos receptores GIP e GLP‑1.
Ele atua no organismo de diversas formas: promovendo aumento da secreção de insulina, redução da liberação do glucagon, retardo no esvaziamento gástrico e controle do apetite, favorecendo a sensação de saciedade e contribuindo para perda de peso.
O Mounjaro deve ser utilizado sempre com prescrição e acompanhamento médico, seguindo as contraindicações e orientações para garantir sua segurança e eficácia. Ele é indicado para algumas situações, como:
Controle glicêmico em adultos com diabetes tipo 2, em conjunto com dieta e exercícios;
Controle crônico de peso, incluindo perda e manutenção de peso, para pessoas com IMC ≥ 30 ou IMC ≥ 27 com comorbidades (hipertensão, dislipidemia, apneia do sono, pré-diabetes ou diabetes tipo 2).
Mounjaro deve ser aplicado subcutaneamente, uma vez por semana, no abdome, na coxa ou no braço, alternando o local.
A dose inicial recomendada é de 2,5 mg, que pode ser ajustada progressivamente até 15 mg, conforme resposta ao tratamento. A posologia deve ser sempre ajustada por um médico.
Importante: Mounjaro pode ser usado em conjunto com a insulina, mas em seringas diferentes e sempre sob recomendação médica, pois há risco de hipoglicemia.
O Mounjaro não é indicado em algumas situações, como:
Histórico familiar de carcinoma medular da tireoide ou síndrome NEM2;
Casos de pancreatite, gastroparesia, doenças da vesícula biliar ou uso concomitante de insulina/sulfonilureia, pois pode aumentar o risco de hipoglicemia;
Grávidas, lactantes ou < 18 anos só devem usar sob avaliação médica;
Devido ao retardo no esvaziamento gástrico, que pode afetar o efeito da anestesia, informe ao seu médico se for realizar procedimentos cirúrgicos com sedação ou anestesia profunda.
Quais são os efeitos colaterais do Mounjaro?
Como todo medicamento, o Mounjaro pode causar efeitos adversos — especialmente no início do tratamento ou após aumento da dose.
Reações muito comuns (≥10%): náusea, diarreia, hipoglicemia (especialmente com insulina/sulfonilureia);
Reações comuns (1% a 10%): dor ou distensão abdominal, refluxo, constipação, vômito, fadiga, reação no local da injeção, doença da vesícula biliar;
Reações incomuns/raras: alterações no paladar, angioedema e reações alérgicas graves.
Atenção! Esse medicamento é vendido sob prescrição médica e sua dispensação está sujeita à retenção da receita em duas vias, válida por até 90 dias, seguindo as normas da ANVISA para medicamentos da classe GLP‑1.
Com a receita médica em mãos, você pode contar com a Drogaria Catarinense para receber um atendimento personalizado e seguro, esclarecendo todas as suas dúvidas sobre o medicamento.
Descontos via PBM: Limitado a até 2 unidades por compra dentro de um período de 30 dias.