A herpes é uma doença viral que apresenta desafios tanto físicos quanto emocionais. Existem diferentes tipos de herpes, cada um apresentando características específicas, como a herpes labial, genital e zóster.
Além disso, a busca por atendimento especializado é o primeiro passo para enfrentar os desafios da doença. A consulta com um profissional de saúde permite não apenas o diagnóstico preciso, mas também a orientação sobre os medicamentos mais adequados para cada situação.
No site da Drogaria Catarinense, oferecemos uma variedade de medicamentos para herpes, proporcionando opções acessíveis e eficazes. Veja a lista completa e encontre o seu medicamento.
A herpes apresenta diferentes manifestações, cada um com características específicas. Separamos os principais tipos de herpes, seus sintomas distintos e as formas de transmissão. Confira a seguir:
Sintomas: pequenas bolhas e feridas nos lábios, nariz ou ao redor da boca. Pode causar coceira, dor e formigamento.
Modo de transmissão: principalmente através do contato direto com as lesões, mas também por meio da saliva.
Tratamento: medicamentos para herpes labial, conhecidos como antivirais, são comumente prescritos para reduzir a gravidade e a duração dos sintomas.
Sintomas: bolhas dolorosas na região genital, ânus, coxas e nádegas. Pode causar febre, mal-estar e dor ao urinar.
Modo de transmissão: através do contato sexual, seja vaginal, oral ou anal.
Tratamento: medicamento para herpes genital (antivirais orais). Além disso, é crucial adotar práticas seguras durante relações sexuais, incluindo o uso de preservativos.
Sintomas: erupção cutânea dolorosa em um lado do corpo, muitas vezes acompanhada de dor intensa.
Modo de Transmissão: transmitido através do contato direto com as lesões de uma pessoa com herpes zóster ativo.
Tratamento: medicamento para herpes zóster, antitérmico e medicamentos para aliviar a dor podem ser prescritos. A vacina contra herpes zóster é uma opção preventiva importante, especialmente para pessoas mais velhas.
Entre em contato conosco ou se dirija a Drogaria Catarinense mais próxima para se vacinar!
Herpes zóster tem como principais sintomas: erupções cutâneas, formigamento, agulhadas e adormecimento da região afetada, febre entre 37º e 38ºC, vermelhidão, dor nos nervos, dor nas feridas e dor de cabeça, coceira, distúrbios digestivos e mal-estar. Já a herpes bucal tem como característica a criação de bolhas nos lábios, na boca ou ao redor dela. Enquanto isso, a herpes genital tem sintomas como bolhas na região genital ou em áreas como nádegas e coxas.
Não, nenhum dos três tipos de herpes (bucal, genital ou zóster) possui cura definitiva.
Normalmente antivirais em comprimido ou tópicos são indicados para o tratamento de herpes. No caso de herpes zóster, há também tratamento sintomático para aliviar sintomas como dores e febre.
Sim, é possível diminuir a gravidade dos sintomas e a frequência das crises de herpes com o uso de antivirais (sempre sob recomendação médica), além disso, medidas naturais como evitar estresse e exposição ao sol e fortalecer a imunidade ajudam na prevenção dos sintomas.
Sim, herpes pode ser passado de pessoa para pessoa, principalmente, por meio do contato com as lesões e objetos contaminados.
Sim, tanto o herpes simples quanto o herpes zóster podem ser contraídos por crianças.
Ao passar por uma crise de herpes, é necessário ter alguns cuidados para não piorar ou aliviar os sintomas e também para evitar que o vírus seja transmitido a outras pessoas. São eles: manter a área afetada limpa e aplicar gelo nela para alívio da dor e da inflamação, evitar furar ou tocar as bolhas e não ter contato íntimo em casos de herpes genital.
Sim, principalmente em pessoas imunodeprimidas. É possível que o vírus cause encefalite, pneumonia, esofagite e colite.
Existe vacina somente contra o herpes zóster, que é causado pelo vírus varicela-zóster. Para essa condição, há uma vacina disponível no Brasil, a Shingrix, que previne o vírus e, no caso de contaminação pós vacinação, pode reduzir a intensidade e duração da dor causada pela doença.
Existem medicamentos vendidos sem receita médica contra o herpes simples. Todavia, recomenda-se sempre consultar um médico antes de utilizar quaisquer medicações, pois somente ele pode diagnosticar doenças e indicar remédios.