O Forxiga 10mg é indicado para o tratamento de diabetes tipo 2 em adultos. Ele pertence à classe dos inibidores de SGLT2, que reduzem a reabsorção de glicose pelos rins, ajudando a manter o açúcar no sangue em níveis mais controlados. Além disso, em alguns pacientes, pode oferecer benefícios para a saúde do coração e dos rins.
O Forxiga é um medicamento indicado principalmente para o tratamento do diabetes mellitus tipo 2, ajudando no controle da glicemia. Além disso, pode oferecer benefícios em outras condições de saúde, conforme avaliação médica. Confira quais são!
- Insuficiência cardíaca;
- Doença renal crônica.
O Forxiga 10 mg deve ser administrado por via oral, em dose única diária. O comprimido precisa ser ingerido inteiro, com água, podendo ser tomado com ou sem alimentos.
A dosagem ideal deve ser indicada pelo médico que acompanha o tratamento, de acordo com o quadro clínico do paciente.
O Forxiga 10 mg contém como princípio ativo a Dapagliflozina, além de excipientes (celulose microcristalina, lactose, crospovidona, dióxido de silício, estearato de magnésio, álcool polivinílico, dióxido de titânio, macrogol, talco e óxido de ferro amarelo).
De acordo com a bula, os efeitos colaterais do Forxiga podem variar em frequência e intensidade. Os mais comuns incluem:
- infecções urinárias recorrentes;
- infecções genitais, como candidíase;
- maior necessidade de urinar ao longo do dia;
- sede excessiva ou boca seca;
- sensação de cansaço e tontura.
Há ainda reações que exigem atenção médica imediata, como dor abdominal intensa, náuseas, respiração acelerada ou hálito adocicado, que podem indicar risco de cetoacidose diabética.
Esses são apenas alguns das possíveis reações adversas. Para informações completas e detalhadas, é importante consultar a bula do Forxiga e seguir a orientação do médico.
O Forxiga não deve ser usado em algumas situações específicas. Entre as principais contraindicações estão:
- pacientes com diabetes tipo 1;
- pessoas em tratamento de cetoacidose diabética;
- histórico de alergia à dapagliflozina ou a qualquer componente da fórmula;
- mulheres no segundo e terceiro trimestre da gravidez;
- mulheres que estejam amamentando.
Antes de iniciar o tratamento, o médico deve avaliar o histórico clínico do paciente e considerar possíveis riscos.
Essas são apenas algumas das contraindicações possíveis do uso do Forxiga. Para mais informações, consulte a bula do medicamento.
Na Drogaria Catarinense, você conta com atendimento personalizado para esclarecer suas dúvidas sobre o Forxiga 10 mg genérico, com a confiança e segurança de uma rede que é referência em cuidado com a saúde!