Descrição do produto
INFORMAÇÕES GERAIS
O Esomeprazol Magnésico é um medicamento indicado para tratar distúrbios relacionados ao excesso de ácido no estômago. O remédio está disponível em embalagem com 28 comprimidos revestidos.
COMPOSIÇÃO
Cada comprimido revestido de liberação retardada de Esomeprazol 40mg contém:
Esomeprazol magnésico 41,40 mg
(equivalente a 40 mg de esomeprazol)
Excipientes q.s.p. 1 comprimido
Excipientes: hiprolose, celulose microcristalina, crospovidona, povidona, macrogol, talco, ftalato de hipromelose, dietilftalato, estearilfumarato de sódio, esferas de açúcar (30 mg para os comprimidos de 20 mg e 60 mg para os comprimidos de 40 mg), hipromelose, dióxido de titânio e óxido de ferro vermelho.
INDICAÇÃO
O medicamento é indicado para diversas condições no trato digestivo, incluindo o tratamento da esofagite de refluxo erosivo, a prevenção de recidivas dessa condição, o alívio dos sintomas de doença do refluxo gastroesofágico, como azia e regurgitação ácida, e a cicatrização de úlceras gástricas associadas ao uso de anti-inflamatórios não esteroidais. Também é usado na erradicação da bactéria Helicobacter pylori e em condições de hipersecreção ácida, como a síndrome de Zollinger-Ellison.
COMO USAR
Os comprimidos de Esomeprazol 40mg devem ser administrados por via oral, inteiros, com a ajuda de líquido, com ou sem alimentos. A dosagem varia de acordo com a condição, e a duração do tratamento deve ser seguida conforme orientação médica.
CONTRAINDICAÇÃO
O Esomeprazol não deve ser usado por pessoas que possuem alergias aos componentes presentes na fórmula do medicamento. Além disso, pacientes com determinadas condições hereditárias raras, problemas no fígado ou nos rins, devem consultar um médico especialista. O uso com medicamentos como anti-retrovirais, também deve ser evitado.
EFEITO COLATERAL
Os efeitos colaterais mais comuns incluem dor de cabeça, problemas gastrointestinais (dor na barriga, diarreia, gases, enjoo, vômito, prisão de ventre) e sensações como tontura, boca seca e sonolência. Efeitos menos frequentes englobam alterações nos exames de sangue, reações alérgicas na pele e, raramente, complicações graves, como diminuição de células sanguíneas e problemas hepáticos.