Esse medicamento exige receita
Formas de pagamento
Descrição do produto
INFORMAÇÕES GERAIS
A Doxiciclina é um antibiótico de uso oral, em comprimidos solúveis de 100mg, indicada para adultos e crianças acima de 8 anos. Pertencente ao grupo das tetraciclinas, a Doxiciclina é um antibiótico eficaz contra diversas infecções bacterianas. Além disso, o medicamento está disponível em uma embalagem com 20 unidades de comprimido.
COMPOSIÇÃO
Cada comprimido solúvel de Doxiciclina 100mg contém:
Doxiciclina monoidratada 104,1mg (equivalente a 100 mg de doxiciclina)
excipientes q.s.p. 1 comprimido solúvel
(celulose microcristalina, amidoglicolato de sódio, óleo vegetal hidrogenado, povidona, dióxido de silício, estearato de magnésio)
INDICAÇÃO
A Doxiciclina 100mg é indicada para o tratamento de uma ampla gama de infecções causadas por agentes sensíveis à doxiciclina, incluindo infecções respiratórias, infecções de pele e tecidos moles, doenças sexualmente transmissíveis, e também pode ser utilizada para o tratamento auxiliar da infecção aguda por amebas no intestino e da acne.
COMO USAR
A dose e a duração do tratamento com Doxiciclina devem ser determinadas pelo médico, considerando a gravidade e a natureza da infecção. Normalmente, a dose inicial é de 200mg no primeiro dia, seguida de 100mg diários. A medicação pode ser ingerida com líquidos ou dissolvida em água, sendo importante evitar tomar antes de deitar para reduzir o risco de irritação esofágica.
CONTRAINDICAÇÃO
A Doxiciclina é contraindicada em casos de hipersensibilidade às tetraciclinas, gestantes, lactantes e crianças menores de 8 anos. Também deve evitar o seu uso concomitante com isotretinoína, devido ao risco de hipertensão intracraniana benigna.
EFEITO COLATERAL
Os efeitos colaterais mais comuns incluem reações alérgicas, náuseas, vômitos, diarreia, fotossensibilidade e erupções cutâneas. Reações mais raras podem incluir hepatotoxicidade, pancreatite, colite pseudomembranosa e síndrome de Stevens-Johnson. Em caso de reações adversas, pause o uso do medicamento e consulte um médico.