ABC ® creme é indicado para o tratamento de infecções fúngicas da pele (micoses) causadas por dermatófitos, leveduras, bolores, etc. Exemplos de condições tratáveis incluem Tinea pedis, Tinea manuum, Tinea corporis, Tinea inguinalis, Pityriasis versicolor. O medicamento também é indicado para o tratamento de infecções dos órgãos genitais externos da mulher e áreas próximas, causadas por leveduras (vulvite por fungo do gênero Candida spp), e no homem para inflamações da glande e prepúcio do pênis causadas por leveduras (balanite por fungo do gênero Candida spp).
Como este medicamento funciona?
ABC ® creme é um medicamento para o tratamento de micoses da pele. O clotrimazol, substância ativa do ABC ® creme, penetra nas camadas afetadas e ataca os fungos no local. Como resultado, os fungos morrem ou seu crescimento é inibido. Após o início do tratamento, a primeira melhora dos sintomas geralmente ocorre depois de 1 – 2 semanas de tratamento.
Quando não devo usar este medicamento?
ABC ® creme é contraindicado nos casos de alergia ao clotrimazol, ao álcool cetoestearílico e/ou a qualquer outro componente da formulação.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
ABC ® creme pode reduzir a eficácia e a segurança de produtos à base de látex, como preservativos ou “camisinhas” e diafragmas. Também pode reduzir a eficácia de espermicidas vaginais, utilizados como método anticoncepcional. Este efeito é temporário e ocorre apenas durante o tratamento. É importante evitar o contato com os olhos e não ingerir o produto. Além disso, o álcool cetoestearílico, um dos excipientes, pode causar dermatite de contato no local da aplicação.
ABC ® creme não afeta a capacidade de dirigir veículos e operar máquinas. Durante a gravidez, não deve ser usado nos 3 primeiros meses, exceto sob orientação médica. Durante a lactação, deve-se lavar os seios antes de amamentar se o creme for aplicado na área do mamilo.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Conservar em temperatura ambiente (15°C a 30ºC). Proteger da luz e da umidade. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Deve-se utilizar ABCcreme conforme as orientações abaixo, a menos que seu médico tenha prescrito de forma diferente. Antes de aplicar ABCcreme, deve-se sempre lavar e secar bem as áreas afetadas da pele para remover a pele solta ou resíduos do tratamento anterior. Secar bem entre os dedos, especialmente no caso de pé-de-atleta, para evitar umidade. As toalhas, roupas íntimas e meias que ficam em contato com as áreas afetadas da pele devem ser trocadas diariamente. Esta simples atitude ajudará a curar a micose e impedir que ela passe para outras partes do corpo ou para outras pessoas. Para assegurar a cura completa, dependendo da indicação, o tratamento deve ser continuado por 2 semanas após o desaparecimento dos sintomas subjetivos (sintomas percebidos somente pelo paciente). A duração do tratamento é determinada por vários fatores, como a extensão e o local da doença. O tratamento não deve ser interrompido assim que os sintomas diminuírem, mas deve prosseguir sistematicamente durante o período total descrito para cada indicação a seguir:
• Micoses dos pés, entre os dedos das mãos ou dos pés, no sulco da base da unha, micoses da pele e de suas pregas (dermatomicoses): aplique uma camada fina de ABCcreme nas áreas afetadas da pele, duas a três vezes por dia, e friccione delicadamente. Cerca de meio centímetro do creme é geralmente suficiente para tratar uma área da pele de aproximadamente 25 cm² (correspondente à área da palma da mão).
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esquecer de usar ABC ® creme, aplique-o assim que se lembrar. No entanto, se estiver perto do horário da próxima aplicação, pule a dose esquecida e retorne ao esquema de aplicação regular. Não aplique uma dose dupla para compensar a dose esquecida. É importante seguir o tratamento até o término indicado para a duração do tratamento, mesmo que os sintomas melhorem antes do esperado.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
ABC ® creme é contraindicado nos casos de alergia ao clotrimazol, ao álcool cetoestearílico e/ou a qualquer outro componente da formulação. O álcool cetoestearílico pode causar dermatite de contato - irritação da pele por contato. Além disso, quando aplicado na área genital, ABC ® creme pode reduzir a eficácia e a segurança de produtos à base de látex, como preservativos ou “camisinhas” e diafragmas, além de reduzir a eficácia de espermicidas vaginais. Não são esperadas interações medicamentosas significativas, mas foram mencionadas possíveis interações com medicamentos como di-hidroergotamina, mesilato de ergoloides, e outros quando administrados por via oral. Pode haver aumento dos níveis plasmáticos de tacrolimo se utilizado concomitantemente.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Não há informações específicas na bula sobre o que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada de ABC ® creme. Recomenda-se que o paciente consulte um médico imediatamente.